
CORPO DOCENTE
Diogo de Oliveira Boccardi
Coordenador

Psicólogo (CRP 12/08439), especialista em Psicologia Clínica (CFP), Mestre em Saúde Mental e Atenção Psicossocial e Doutor em Ciências Humanas (UFSC). Gestalt-terapeuta, professor e pesquisador, com ênfase nas temáticas relacionadas às psicoses, aos suicídios e aos fundamentos das práticas clínicas. Autor do livro “Viver não é preciso: discursos sobre o suicídio no século XXI” (Ed. Via Verita, 2021), “Introdução à Suicidologia Crítica” (Ed. Liber Ars, 2025) e organizador de “Gestalt-terapia e Sociedade” (Ed. Liber Ars, 2021). Membro do NESFHIS (Núcleo de Estudos em Sociologia, Filosofia e História das Ciências da Saúde - UFSC).
Ana Terra de Leon
Professora

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal (UFSC). Possui Graduação em História (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2016) e Mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2020). Pesquisa temas como: história da psiquiatria em Santa Catarina, eugenia e psiquiatria, políticas públicas de saúde mental do Brasil e Saúde mental no Estado Novo, especialmente discurso diagnóstico e tratamentos nos primeiros anos da política de saúde psiquiátrica catarinense. Foi bolsista (extensão e iniciação científica) do Projeto Arquivos Marginais entre 2012 e 2015. Também possui Pós-Graduação em Linguagem e Poética da Dança (2022) pela Fundação Fritz Müller da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB).
Jeane Tavares
Professora

Psicóloga pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Saúde Comunitária, doutora e pós doutora em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (ISC/UFBA). Professora associada IV da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRB). Docente do Mestrado profissional em saúde da população negra e indígena (UFRB). Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Saúde Coletiva da UFRB (GIPESC). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Cooperação Técnica FA-SA: Comunidade, Família e Saúde (FASA-ISC/UFBA). Coordenadora do Ambulatório de Atenção Psicológica a Pessoas que Vivem com Condições Crônicas (APC/UFRB). Membro colaborativo do GT de saúde da pop negra da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC). Autora de artigos científicos e populares sobre saúde mental e de livros/capítulos acadêmicos nos campos da saúde coletiva e saúde mental, além de participar ativamente na mídia, redes sociais e instituições públicas para educação em saúde e popularização do conhecimento científico. Criadora e administradora dos perfis @saudementalpopnegra em redes sociais. CRP 02458-03.
Juliana Kumbartzki Ferreira
Professora

Escolheu a Educação como caminho para a co-construção de um mundo mais justo e plural. Licenciada e Mestre em Inglês e ensino de idiomas (UFSC), já foi professora, coordenadora pedagógica e administradora escolar. Após uma década coordenando programas de educação internacional na UFSC (CsF, PEC-G, AUGM, Erasmus) e orientando estudantes em suas experiências educacionais, imigrou para o Canadá, onde está experimentando de-colonizar suas maneiras de aprender/ensinar/pesquisar/escrever durante seu doutorado em Línguas, Culturas e Literacias na Simon Fraser University (SFU). Como doutoranda, tem ensinado disciplinas de literacia crítica e educação Indígena, e pesquisado as trajetórias educacionais de estudantes do Sul Global navegando a academia canadense. Gosta de dizer que é uma mente poética fingindo ser acadêmica. Nas horas vagas joga D&D e faz cerâmica.
Luana Lima
Professora

Doutora e Mestra em Bioética (UnB). Graduada em Psicologia e em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades com área de concentração em Subjetividade e Comportamento Humano (UFBA). Autora dos livros “Deverei velar pelo Outro? Suicídio, estigma e economia de cuidados” (2020) e “Suicídio, bioética e neoliberalismo: entre as éticas da vida e as políticas da morte” (2024). Co-organizadora de “(Re)pensando o suicídio: subjetividades, interseccionalidade e saberes pluriepistêmicos” (2022). Membro fundadora da Associação Brasileira de Estudo e Prevenção do Suicídio (ABEPS). Pesquisadora da comissão de Educação da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB-DF).
Paulo Navasconi
Professor

Psicólogo (CRP 08/25820 - 06/001180-IS). Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Psicologia Social. Mestre e Doutor em Subjetividade e práticas sociais na contemporaneidade pela Universidade Estadual de Maringá. Professor Assistente Doutor no Departamento de Psicologia Clínica da Universidade Estadual Paulista (FCL-UNESP Assis) e Professor credenciado no Programa de Pós-graduação em Psicologia (UNESP-Assis).
Sabrina Coelho Poses
Professora

Formada em psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, médica formada pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Psiquiatra pela SMS Foz do Iguaçu. Especialista em Psicologia Clínica pelo Instituto Müller-Granzotto. Professora da Universidade Federal de Rondônia. Psiquiatra atuando no SUS e em clínica privada. CRM/RO 8203 RQE 3203
Sandra Caponi
Professora

Professora Titular do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC. Possui graduação em Filosofia - Universidad Nacional de Rosário (Argentina), mestrado e doutorado em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP. Realizou um primeiro Pós-doutorado na Universidade de Picardie (França) em 2000 e um Pós-doutorado Sênior na EHESS (Paris-França) em 2011. Coordenou o Projeto Capes-Cofecub, convênio com Paris VIII, denominado "A disseminação dos saberes expertos no domínio da infância" de 2019 a 2023. No ano 2017 realizou um Estágio Sênior na Universidad de Buenos Aires, Argentina (UBA) na Université Paris Diderot, França (Paris VII). Atuou como professora visitante na EHESS e no College de France (Paris-França), na Universidad Nacional de Colombia (Medellín); na Universidad Nacional de Rosario (Argentina), dentre outras instituições. Desenvolve seu trabalho na área de epistemologia e história da psiquiatria, da medicina e na área de Bioética. É professora permanente do Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UFSC. Coordena o grupo de pesquisa "Sociologia, Filosofia e História das Ciências da Saúde" (NESFHiS). Em 2013 seu livro "Loucos e Degenerados: uma genealogia da psiquiatria ampliada" foi finalista do Prêmio Jabuti na área de Psicologia e Psicanálise. Foi contemplada com um Grant Maria Zambraano, da União Europeia, para desenvolver atividades de pesquisa no MARC/Dasfits da Universidade Rovira e Virgili (Espanha) nos anos 2023 e 2024. Recebeu o Prêmio Mulheres na Ciência da PROPESQ-UFSC 2023 na Categoria Sênior (Área de Humanidades). É catedrática adjunta da Cátedra UNESCO denominada "Bioética, Direitos humanos e Saúde Coletiva".
Thiago Bloss
Professor

Psicólogo (USP), mestre em Psicologia Social (USP), doutor pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP. Coordenador do Projeto ROMPA-UNINOVE de atendimento a mulheres vítimas de violência. Trabalha com prevenção e posvenção do suicídio.